Warehouse Control Systems: o que é e como junto ao WMS?

A execução das atividades de um armazém tem se tornado cada vez mais automatizada e integrada sistemicamente. Isso é o resultado do uso de recursos, como os Warehouse Control Systems (WCS), que aumentam a eficiência e agregam valor ao processo logístico.

Os sistemas de controle de armazém, tradução de WCS, constituem o tipo de investimento certo para aprimorar, de maneira expressiva, os resultados do negócio. Por isso, é importante compreender o seu funcionamento, benefícios e potencial de integração com outros softwares de gestão.

Todas essas informações serão apresentadas no decorrer deste texto. Continue lendo e saiba mais!

O que são os Warehouse Control Systems?

Manter a operação logística em pleno funcionamento é um dos aspectos mais essenciais de um negócio. Em relação às funções de armazenagem e controle de estoque, é preciso contar com recursos que estejam aptos para lidar com a complexidade das tarefas do cotidiano.

Diferente de outros sistemas para armazéns, os WCS são aplicados no controle das máquinas e dos equipamentos utilizados na movimentação de cargas.

No cenário atual, a maioria das empresas ainda conta com empilhadeiras e porta-paletes para realizar a carga e a descarga de veículos, além da separação e da alocação de mercadorias nos espaços adequados.

No entanto, a proposta dessa nova ferramenta é que as máquinas operadas manualmente sejam substituídas por veículos automaticamente guiados: esteiras selecionadoras e carrosséis.

Essa é uma das tecnologias mais avançadas na atualidade e oferece a possibilidade de acompanhar todo o fluxo interno dos materiais dentro do armazém. Assim, a coleta de informações e o controle são realizados em tempo real.

Quais são as características dos WCS?

A principal característica dos WCS é a sua capacidade de processar grandes quantidades de dados com agilidade e precisão. Dessa forma, fabricantes e distribuidores têm uma ampla visão da cadeia de suprimentos e podem antecipar a necessidade de abastecimento.

O controle do maquinário também faz parte da programação, permitindo o monitoramento do funcionamento e do desempenho de cada estrutura.

As tarefas executadas com maior frequência são:

  • controle do inventário;
  • conexão entre sistema e equipamento;
  • acompanhamento do fluxo de materiais;
  • planejamento das atividades conforme a demanda de mercadorias;
  • integração entre fornecedores, fabricantes e centros de distribuição.

O que são os Warehouse Management Systems?

Em negócios em que há grande volume de vendas, os sistemas mais simples não fornecem as funcionalidades necessárias para coordenar o estoque de forma efetiva. Por isso, os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS) — Warehouse Management Systems — oferecem soluções para esse tipo de obstáculo.

O software é habilitado para o processamento de pedidos, atualização constante do inventário e organização dos itens conforme o método de controle de estoque adotado.

Os resultados observados após a implantação desse recurso incluem:

  • maior acuracidade do inventário;
  • melhor utilização do espaço disponível;
  • melhoria do nível de serviço oferecido aos clientes;
  • facilidade de geração de relatórios gerenciais.

Quais as vantagens de combinar WCS e WMS?

Para aplicar os WCS de forma bem-sucedida, a infraestrutura do depósito ou centro de distribuição deve ser adaptada, ou seja, consiga suportar um alto nível de automação. Em relação aos WMS, são necessários computadores e servidores para fornecer melhores resultados.

O funcionamento dos dois recursos pode ser combinado para otimizar a operação logística. Com isso, é possível diminuir a incidência de avarias e a perda de mercadorias decorrentes de sua expiração.

A preocupação com a rastreabilidade das cargas em todas as etapas da cadeia de suprimentos também pode ser solucionada. Isso é possível devido ao controle das máquinas e do trabalho dos profissionais que manuseiam os produtos.

Tornar os armazéns cada vez mais modernos e produtivos é uma das formas de garantir tanto o aumento da lucratividade como a redução dos custos. Essa é a proposta dos Warehouse Control Systems, os quais podem trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Um gestor deve estar preparado para investir em sistemas que atendam as suas necessidades de forma personalizada. Para ter sucesso nessa empreitada, entre em contato conosco. Vamos lhe ajudar no processo!

Compartilhe: