O advento da internet e o fácil acesso a computadores acabaram por desenvolver um tipo de comércio exclusivamente online. Esse tipo de transação ficou conhecido como e-commerce, e as estatísticas brasileiras representam bem o cenário de crescimento dessa modalidade de comércio. Somente no primeiro semestre de 2017, o faturamento acumulado foi de R$ 21 bilhões, de acordo com o 36o Webshoppers, realizado pela Ebit.
Entre os gigantes desse mercado, está a Amazon, que opera no Brasil há seis anos. Até 2017, o seu catálogo no país era composto de livros e leitores digitais, porém, ele foi ampliado para acomodar a venda de eletrônicos, eletrodomésticos e, até mesmo, de artigos de papelaria.
As inovações desenvolvidas pela Amazon revolucionaram a gestão da cadeia de suprimentos e, por isso, merecem destaque. Pensando nisso, selecionamos, neste post, algumas práticas de sucesso que podem ser adotadas no seu negócio. Confira!
1. Tecnologia como ferramenta de gestão
A função da logística é planejar e conduzir o fluxo de distribuição de materiais e produtos para os seus destinatários. Contudo, o seu processo tem grande complexidade, pois lida com:
- armazenagem;
- planejamento da demanda;
- gestão dos custos operacionais;
- roteirização das entregas;
- garantia de que os pedidos cheguem ao destino como solicitado.
Por essa razão, o uso de recursos tecnológicos tem fundamental importância em toda a operação. Seu papel começa com a automatização de processos e contribui para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.
No cotidiano da Amazon, os sistemas, em especial os de rastreamento de entrega, são utilizados para interligar fornecedores, centros de distribuição e clientes.
2. Entregas cada vez mais ágeis
A logística voltada para o atendimento do comércio eletrônico tem características específicas e que requerem adaptações por parte dos empreendedores.
A primeira diferença está na composição fracionada dos pedidos: há um grande número de ordens de pequeno valor, cuja localização dos clientes é dispersa — e esse aspecto eleva os custos de entrega.
Para contornar esse fator, a Amazon ensina a investir no aprimoramento do sistema de movimentação de cargas. Os centros de distribuição, por exemplo, atuam como intermediários entre clientes e fornecedores para tornar as entregas mais abrangentes e rápidas.
3. Desenvolvimento de embalagens especiais
Um dos aspectos que merece cuidado especial dentro da cadeia de suprimentos é a forma como os produtos são enviados e apresentados aos clientes. No caso do comércio eletrônico, as embalagens têm duas principais atribuições.
A primeira é garantir que os produtos permaneçam intactos durante o transporte. A ampla gama de produtos disponíveis no site da Amazon inclui tanto itens próprios como de terceiros, o que aumenta a necessidade de armazenamento e manuseio dos itens. Por isso, os pacotes e as embalagens devem ser adaptados para cada tipo de produto, com grande variedade de tamanhos e formatos.
A segunda, por sua vez, está relacionada à estratégia de marketing, mais especificamente ao fortalecimento da marca na mente de clientes e potenciais clientes. Nesse cenário, os símbolos e a logomarca devem sempre remeter à empresa.
4. Política de preços baixos
No início da sua operação, a Amazon enfrentou margens de lucro muito baixas, e até mesmo prejuízo, em relação ao mercado varejista. Contudo, essa foi uma decisão estratégica para conseguir praticar preços mais baixos em relação à concorrência e conquistar um maior volume de vendas.
Porém, como fazer essa tática ser tão bem-sucedida na sua empresa? A resposta é: por meio de uma gestão de custos eficaz. Não confunda preços baixos com produtos e serviços de qualidade inferior. É preciso manter o nível do serviço prestado, mas aprimorando a transportadora para, assim, conquistar maior economia e expandir o volume de clientes.
Inovação é um conceito que está presente em toda a estrutura de uma grande empresa como a Amazon. A atenção às necessidades dos clientes é um de seus pilares, junto à qualidade de seus produtos.
Ao observar a expansão dessa empresa, é possível perceber como as formas de gestão da cadeia de suprimentos podem ser aplicadas no seu negócio, contribuindo para o seu crescimento. Empresas de todos os segmentos e transportadoras de todos os portes podem extrair lições importantes baseadas em cooperação e aprendizado mútuos.
E aí: Gostou do post? Que tal ler mais sobre gerenciamento logístico acessando o artigo 4 erros fatais para evitar na gestão de estoque? Até a próxima!