Performance é uma das palavras-chave dentro da gestão de um negócio. Ela é o fator que mede o alcance dos objetivos organizacionais, o retorno dos investimentos realizados e a eficácia da linha de produção. Portanto, para a medição de um processo, dos prazos de entrega e, até mesmo, do desempenho de um colaborador, é necessário contar com indicadores presentes no diagnóstico operacional.
Mas como funciona esse diagnóstico? Para saber, continue com a leitura!
O que é diagnóstico operacional
O diagnóstico operacional é uma análise do desempenho e da gestão de uma empresa. Por meio dele, o gestor tem condições de visualizar os resultados da organização em sua totalidade, incluindo fraquezas, pontos positivos, gargalos e problemas com processos internos.
Porém, antes de avaliar a situação da companhia, é preciso delinear a metas para cada aspecto do negócio.
Diagnóstico operacional: como aplicar à logística e à gestão de armazéns
As atividades relacionadas à gestão de armazéns e à operação logística são extremamente complexas e exigem cuidados que vão desde o controle de recebimento de matérias-primas até a entrega deos produtos aos clientes.
Por isso, é fundamental utilizar o diagnóstico operacional periodicamente para identificar o que funciona bem e o que deve ser melhorado. Essa análise avalia cinco dimensões de uma empresa:
Eficácia
Esse é o ponto de partida de uma avaliação minuciosa. Em termos simples, os resultados são comparados com as metas da organização. Os produtos são entregues exatamente na data estipulada para o cliente? saem da linha de produção perfeitamente montados? Os materiais são armazenados adequadamente? Esses são alguns dos fatores observados.
Se o gestor tem condições de responder essas perguntas positivamente, então o processo passou no teste e pode ser considerado eficaz. Afinal, foram considerados fatores como a satisfação dos clientes e a utilização correta dos recursos físicos.
Eficiência
Usando novamente um exemplo, foi estabelecido que os pedidos de uma empresa fossem entregues em uma data específica ao cliente. Apesar de ser um ponto positivo, a eficiência também está relacionada à economicidade e ao aproveitamento dos recursos de forma racional.
Portanto, as remessas podem ser concluídas antes do prazo se houver disponibilidade de recursos para viabilizar essa ação. Nesse caso, o gestor pode:
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planejar as rotas de entregas para economizar combustível;
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dimensionar as cargas de acordo com a capacidade do veículo;
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combinar as atividades de coleta e entrega para otimizar a utilização do tempo.
Qualidade
Devido à sua subjetividade, a avaliação da qualidade requer a análise de indicadores específicos do ponto de vista dos stakeholders, que são: clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, acionistas, governo e sociedade.
Deve haver um equilíbrio sutil — que é difícil de obter — entre essas partes, pois cada uma representa algo diferente. Enquanto a satisfação de acionistas é relacionada ao retorno sobre o investimento, a satisfação dos clientes é equivale ao nível de qualidade dos produtos e serviços.
Produtividade
Esse índice representa os esforços para alcançar resultados. A melhor forma de exemplificar esse cálculo é pela relação custo-benefício, em um contexto em que as oportunidades do mercado são extensas enquanto os recursos da empresa são limitados.
Por exemplo, caso o gestor decida aumentar os níveis de estoque de um produto para suprir uma demanda sazonal, várias adaptações devem ser feitas. O layout do depósito deverá ser modificado, há necessidade de ampliar a equipe e adquirir equipamentos. Assim, a decisão final deve ser tomada considerando todos os gastos e a estimativa de retorno financeiro.
Efetividade
Esse aspecto relaciona-se à missão de uma empresa e o seu cumprimento durante o período avaliado. Essa dimensão pretende garantir a competitividade da organização no mercado e a sua durabilidade.
É importante que o gestor encare a avaliação dos resultados do seu negócio como uma oportunidade de aprimorar as ferramentas de gestão, o processo produtivo e a movimentação de mercadorias, enxergando-a como um meio para alcançar o sucesso.
Você compreendeu como as cinco dimensões do diagnostico operacional cobrem todos os aspectos de um empreendimento? Então amplie os seus conhecimentos logísticos lendo o post sobre como otimizar a rastreabilidade de materiais!