O segredo para que uma empresa não sofra com desperdício e mau aproveitamento de recursos é um controle de estoque bem arquitetado. Além dos problemas relacionados à validade, à obsolescência, aos erros de expedição e à deterioração de produtos, uma gestão de estoque ineficiente pode atrapalhar, até mesmo, a produtividade dos funcionários.
Por esse motivo, mais do que ter um bom plano de ação, é preciso estar atento aos erros de controle de estoque constantemente repetidos por gestores de armazéns e negócios similares. Quer saber quais são esses erros e aprender a evitá-los? Continue acompanhando!
1. Compra de mais produtos do que o necessário
O excesso de compras é um dos maiores problemas para o gerenciamento de estoque. Muitos gestores, por não conhecerem a real demanda do negócio (como abordaremos a seguir) ou por não atentarem à sazonalidade dos produtos, acabam comprando itens em demasia e, desse modo, o desperdício é praticamente inevitável.
Para quem não está familiarizado com o termo sazonalidade, esclarecemos: sabe aqueles produtos cuja demanda só existe ou só é relevante em épocas específicas, como Natal, Páscoa, dia das mães etc? Pois então, esses são os produtos sazonais.
Se você possui um armazém de alimentos, por exemplo, precisa atentar para não comprar chocolate em quantidades além das necessárias em épocas cuja procura não é tão alta, ao contrário da Páscoa.
O mesmo vale para panetones em épocas de Natal, roupas de banho durante o inverno, dentre outros. Portanto, fique sempre atento para não encher seu estoque com itens que dificilmente serão vendidos, combinado?
2. Falta de comunicação com outros setores
A falta de cooperação, comunicação e alinhamento entre os setores de uma empresa é fatal para o sucesso de uma companhia. Para que isso não aconteça, os setores administrativo, comercial e de compras devem caminhar sempre juntos ao de gerenciamento de estoque.
Isso acontece porque o gerenciamento de estoque só é eficaz quando corresponde às demandas de vendas e mantém um bom fluxo dos produtos dentro do estoque para que esses dois setores — comercial e de estoque — possam transmitir dados precisos para o setor de vendas.
Com esse alinhamento, torna-se possível determinar qual é a real demanda para a reposição de produtos, realizar compras compatíveis com esses dados e, com isso, programar e coordenar o recebimento de mercadorias.
3. Não manutenção de inventários
Outro ponto crucial para o sucesso de um gerenciamento de estoque é um controle de entrada e saída de mercadorias. Você pode fazer isso por meio de inventários em planilhas ou com softwares on-line, só não pode deixar de fazer e nem deixar essas informações desatualizadas ou com difícil acesso.
Inventários são ferramentas de extrema valia para o alinhamento de informações, o controle das compras e a organização de produtos. A periodicidade deve ser determinada de acordo com as especificidades do negócio, a critério do seu respectivo gestor — podendo ser semanal, quinzenal e mensal — e, de preferência, não extrapolando o prazo.
No entanto, lembre-se de que a atualização de informações das entradas e saídas do estoque deve ser imediata, correto?
E, então, já está se preparando para não cometer esses erros de controle de estoque e conquistar mais sucesso no seu negócio? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de várias outras dicas de gestão!