Realizar uma gestão de mão de obra adequada é uma premissa para otimizar o desempenho da equipe e obter melhores resultados na sua empresa. Com pessoas alinhadas, competentes e motivadas, as ações diárias serão eficazes.
A grande questão é: como conduzir pessoas de modo eficiente? Para isso, é preciso melhorar a comunicação interna empresarial, identificar gargalos que possam ser eliminados e desenvolver um forte senso de urgência, por exemplo.
Pesando no assunto, criamos um pequeno guia para você. Neste post, vai conhecer mais sobre essas e outras dicas de como fazer uma gestão de mão de obra eficiente. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Elimine gargalos produtivos
Cerca de 17 horas semanais são perdidas por improdutividade, é o que diz pesquisa da Microsoft. É importante identificar os gargalos — isto é, obstáculos — que interferem no nível de produtividade e eliminá-los.
Esses gargalos vão variar bastante de acordo com cada empresa e equipe. Porém, os mais comuns são: falta de metas adequadas, pouca gestão do tempo e prioridades diárias, líderes pouco presentes ou entusiasmados.
Melhore a comunicação interna
A falta de diálogo é um dos elementos mais prejudiciais à eficácia e produtividade das equipes de trabalho. Por isso, é preciso considerá-la. Sem comunicação, dificilmente a força de trabalho será bem aproveitada e alinhada.
A otimização da comunicação interna deve ocorrer em dois principais sentidos: conscientização da equipe — em especial os líderes — sobre a importância do assunto e, em seguida, implementação de canais que facilitem a troca de informações, como murais de recados, aplicativos mobile, intranet etc.
Estabeleça objetivos e metas
Definir objetivos e metas ajuda a manter os profissionais focados em resultados específicos, direcionando sua energia e tempo com maior eficácia. Todavia, ainda há muitos líderes que não sabem definir objetivos e metas.
Um padrão já bastante conhecido e aceito é o SMART, um acrônimo de 5 palavras do inglês. Metas SMART devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (ou seja, com prazo bem definido).
Crie um forte senso de urgência
Acontece, muitas vezes, do time estar acomodado e demorar demais para produzir os resultados desejados. Para eliminar esse obstáculo, é preciso criar um senso de urgência na empresa, informando que tudo deve ser feito com rapidez.
Diga à equipe que qualquer trabalho pode ser feito em algumas horas de esforço, um dia ou, se for algo realmente complexo, uma semana. Acompanhe os indicadores de desempenho e gere feedbacks para melhoria contínua.
Reconheça os profissionais talentosos
Para finalizar, é importante destacar que o reconhecimento também é uma importante “arma” para os gestores — e deve ser usada. Uma pesquisa da Towers Watson afirma que, após serem reconhecidos por seus superiores imediatos, os funcionários possuem um aumento médio de 60% do seu desempenho.
Como se pode ver, há diversas medidas para realizar uma adequada gestão de mão de obra. Além de tudo, é importante contar com um sistema que otimize a gestão do estoque da empresa, garantindo maior organização e eficiência operacional ao empreendimento.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para entrar em contato e descobrir a solução que separamos para você. Vamos lá!