Como realizar a implantação do sistema WMS? Confira!

Para se manter competitivo em um mercado tão diversificado, é preciso desenvolver algum diferencial — e é nesse momento que entra a necessidade de implantação de um software de gestão, tendo em vista que ele é capaz de otimizar todas as suas atividades, tornando o atendimento ao cliente final mais eficaz e com maior qualidade.

Para você entender melhor como funciona a implementação do sistema WMS, criamos este post que vai explicar o seu conceito e o passo a passo para a sua realização. Ficou interessado no assunto? Então, siga conosco até o final!

O que é o sistema WMS?

O WMS é um sistema de gestão de armazéns que agiliza no fluxo de informações de todas as atividades operacionais e administrativas em um processo de armazenagem.

Nesse sentido, ele auxilia no gerenciamento de todas as atividades relacionadas à gestão de estoque, organiza informações e alimenta, com dados, outras áreas importantes — como o setor de compras, por exemplo. Também gerencia o armazém e determina um endereço para cada produto, ou seja, sua localização dentro do estoque.

Além disso, ele faz com que a inteligência artificial do sistema estruture os materiais da forma mais precisa possível, decidindo o melhor local para retirada, abastecimento ou reabastecimento dos itens em cada posição dentro do galpão.

Quais são os passos para a sua implantação?

1º passo: planeje o sistema WMS

Nessa primeira fase, são definidos os objetivos e o escopo do projeto, o comitê de direção, os seus integrantes, a estrutura organizacional com todos os participantes, o cronograma que deverá ser seguido com os principais pontos a serem avaliados e os prazos para as fases e as etapas do projeto.

São feitos os planos para a criação das mudanças, incluindo, também, o plano de comunicação e divulgação do status do projeto de implementação do software para toda a instituição.

2º passo: esboce o sistema

Aqui, é feito o levantamento dos processos da organização e a identificação dos possíveis pontos de melhoria. Em seguida, os processos são delineados — levando-se em consideração as práticas mais adequadas de operação — e certificados com os coordenadores da empresa para a posterior modelagem sistêmica.

3º passo: desenvolva o projeto

Nesse momento, é realizada a configuração sistêmica das atividades envolvidas no processo de armazenagem e a sua customização. Juntamente a essa tarefa, as funções do software começam a ser testadas uma por uma.

Depois disso, o protótipo do novo processo é montado e começa a ser executado dentro do sistema. Ainda na gestão de mudança planejada, é efetuado o plano de treinamento para os usuários finais do WMS.

4º passo: transforme os dados

Na etapa de transformação é realizada, primeiramente, a conversão dos dados presentes nos sistemas utilizados pela instituição para dentro do sistema WMS. Após isso, o ambiente de produção é preparado: que é onde os usuários finais vão utilizar o software para a realização de suas tarefas cotidianas.

Nessa fase, os usuários finais são capacitados e o sistema é colocado em produção. Ademais, há a elaboração dos planos de contingência e definição da estrutura de suporte aos usuários no pós-implementação do WMS.

Nesse contexto, um dos grandes benefícios que esse sistema pode proporcionar à organização é a redução de erros humanos, por isso, é necessário que os operadores do sistema sejam bem treinados.

Outro cuidado que se deve ter com esse tipo de implementação é a necessidade de investimento em outros itens tecnológicos para auxiliar a sua eficiência — como o uso do código de barras, por exemplo. Além disso, para que o software funcione bem, é preciso que ele tenha uma boa interface com todos os outros sistemas utilizados pela empresa.

Agora que você já conhece todas as etapas de implementação de um software WMS, não perca mais tempo e inove já em seu negócio! Ao agilizar o seu atendimento, você pode conquistar ainda mais o seu cliente — e, é claro! — sem perder a excelência.

Gostou do nosso post sobre como realizar a implantação do sistema WMS? Ainda tem alguma dúvida? Então, não deixe de entrar em contato conosco! Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Compartilhe: