O ambiente logístico torna-se cada vez mais complexo com o crescimento da empresa e com o aumento do volume de vendas. Esse fator requer a implantação de sistemas e metodologias de trabalho cada vez mais sofisticados para processar o incremento na demanda. Surge, assim, o planejamento de distribuição, que sugere a adoção de um modelo dinâmico que elabora planos para a movimentação do estoque.
De forma simplificada, o fluxo de distribuição pode partir do fabricante, passar pelos centros de distribuição até chegar ao varejo, onde os produtos são adquiridos pelos consumidores. Isso quer dizer que cada etapa deve estar abastecida para suprir a demanda. Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura deste artigo!
Entenda o conceito de planejamento de distribuição
O termo original é Distribution Requirements Planning, que é representado pela sigla DRP. O planejamento do processo de distribuição requer a atuação em duas frentes distintas. A primeira é representada pela gestão do inventário e a programação da produção. Ou seja, preocupa-se com o fluxo de materiais desde o fornecimento de matérias-primas até a venda dos produtos acabados.
Já o segundo aspecto tem relação com o transporte da produção até os elos intermediários da cadeia de suprimentos: o centro de distribuição e o varejo. A sua aplicação tem o objetivo de solucionar os problemas de abastecimento.
Por isso, se as prateleiras das lojas estão vazias, mas os armazéns têm excedente de mercadorias, isso constitui um problema grave, com impacto no volume de vendas e, consequentemente, na lucratividade.
Conheça as 3 etapas do DRP
Primeira etapa
Esse levantamento pode ser conduzido por meio de sistemas de gestão que controlam a entrada de materiais no armazém, ou realizando uma contagem manual dos itens em inventário.
Desse modo, é possível conhecer os níveis de estoque tanto nos centros de distribuição quanto nos pontos de venda. Ao observar as movimentações de produtos, o gestor tem condições de identificar a atual demanda, o número de pedidos pendentes e o índice de lead time.
Segunda etapa
O foco dessa etapa é utilizar a ferramenta DRP para criar um modelo capaz de organizar o envio de produtos de acordo com a necessidade periódica de reposição do estoque. Por isso, a área de logística passa a ser incluída para viabilizar a atividade de transporte de acordo com as localidades a serem atendidas.
O planejamento deve considerar os recursos, equipamentos e infraestrutura que são requeridos para o atendimento dos pedidos. Esse processo é essencial, porque garante que os clientes terão acesso aos produtos que procuram, aumentando, assim, o seu nível de satisfação.
Terceira etapa
Após a análise dos estoques e das atividades de transporte, deve-se criar planos que considerem a capacidade de abastecimento dos fornecedores, a programação da produção e a demanda estimada. Com todos esses dados, a estratégia de distribuição de produtos poderá ser otimizada para garantir que não haja falta ou excesso de mercadorias nos pontos de vendas.
Saiba quais são as vantagens do DRP
As vantagens percebidas pelos gestores estão diretamente ligadas às atividades de gestão de estoque e ao transporte de mercadorias. Entre os principais benefícios, é possível citar:
- favorece a implantação de novas tecnologias;
- possibilita significativa melhoria na eficiência operacional;
- atua no dimensionamento do estoque ideal de cada produto;
- permite a redução dos custos de transporte e de armazenagem;
- tem ampla integração com o planejamento estratégico organizacional vigente.
Em um mercado de concorrência acirrada, não há espaço para erros no que se refere à entrega de produtos aos consumidores. Por esse motivo, o planejamento de distribuição constitui um diferencial competitivo relevante. Uma visão sistêmica de todas as atividades contribui para o desenvolvimento de cada função relacionada ao processo logístico.
Agora que você já compreendeu a importância do planejamento da distribuição de produtos, está na hora de ampliar os seus conhecimentos sobre as tecnologias de automação de processos logísticos. Acesse a nossa postagem sobre os motivos para investir em um sistema WMS!