Como aumentar o engajamento da minha equipe? Saiba mais!

A concretização de planos empresariais exige um certo grau de engajamento de equipe. Isso porque, sem colaboradores dispostos, as estratégias permanecerão na folha de papel, impossibilitando a superação de metas e realização de objetivos.

De fato, o principal ponto afetado pela falta de compromisso é a produtividade. Ao não participarem ativamente, os profissionais entregam um valor inferior ao seu potencial, muitas vezes, norteando o trabalho pelo mínimo esforço em favor da organização.

Por isso, continue lendo este conteúdo para entender como aumentar o engajamento de equipe em armazéns. Ao final, você obterá uma série de dicas práticas para melhorar os resultados da sua empresa. Confira!

Qual a importância da gestão para melhorar o engajamento de equipe em armazéns?

Como o principal processo de um armazém é a logística, é comum que exista um déficit de gestão nesses negócios. Logo, sem uma orientação clara sobre a organização de planos, recursos, processos e afins, a tendência é uma redução do engajamento da equipe, graças à falta de direcionamento. 

Nesse sentido, o gestor de armazém precisa entender os colaboradores, não apenas como executores de trabalhos manuais, mas como atores relevantes para objetivos, metas e estratégias.

Um ponto de partida é começar com a melhoria das diretrizes sobre mão de obra, inventário, rastreabilidade e entrega. Igualmente, pode ser importante avançar na gestão e na logística em suas linhas gerais, sempre buscando a harmonia entre esses elementos.

Quais são os benefícios de uma equipe engajada?

O engajamento de equipe é importante para superar os desafios de curto, médio e longo prazo dos armazéns. Alguns quesitos que merecem destaque são:

  • aumento do comprometimento com prazos, condições de entrega, redução de erros, preservação de mercadorias, economia de recursos e combate a fraudes;
  • melhora na resposta das equipes diante de problemas e imprevistos, como um pedido urgente;
  • pessoas dispostas a melhorar e a destinar o máximo de esforço em prol dos resultados comuns;
  • evita conflitos, principalmente em relação à divisão do trabalho.

Os elementos apresentados naturalmente conduzem a ganhos de produtividade e, consequentemente, de receita para a empresa. Logo, essa parte da gestão de pessoas é de vital importância para o armazém.

O que fazer para melhorar o engajamento das equipes?

Além de melhorar a gestão como um todo, os armazéns podem investir em pontos específicos para tornar os colaboradores mais engajados. O segredo, nesse caso, é identificar os incentivos adequados para um bom comportamento e implementá-los na empresa.

Por exemplo, se uma loja conta com uma equipe de vendas e remunera todos os profissionais com a mesma quantia, os estímulos apontam para redução da produtividade. Isso porque, a pessoa com menor desempenho compartilha igualmente dos benefícios do grupo.

Pois bem, considerando a realidade dos armazéns, os pontos abaixo podem ser adotados com sucesso:

Reconhecimento e recompensa 

Definir metas claras e objetivas para os colaboradores, concedendo feedbacks positivos para caso elas sejam alcançadas, bem como oportunidades dentro do negócio, bonificações, acesso à qualificação etc.

Chance de crescimento

Pensar cargos e funções de modo que o colaborador possa avançar degraus e acessar novos conjuntos de benefícios, com um processo justo de promoção.

Liderança inspiradora

Evitar a imposição em razão do cargo, privilegiando a influência positiva nas pessoas, com o auxílio de uma conduta ética, proativa e ciente das necessidades dos colaboradores.

Treinamento

Avaliar e qualificar o time, pois, muitas vezes, o desconhecimento dos métodos mais eficientes leva à frustração de não ver o esforço gerar resultado, algo que é extremamente nocivo ao engajamento.

Escuta ativa

Ouvir atentamente os feedbacks dos colaboradores, suas demandas e dificuldades, sempre buscando formas de melhorar as condições do trabalho e valorizando a participação.

Com essas medidas, você estará pronto para melhorar o engajamento de equipe no seu armazém. Dê os primeiros passos e, aos poucos, ajuste as ações para que elas atendam as necessidades específicas da sua empresa!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que ele alcance mais pessoas! Assim, seus seguidores e amigos ficarão muito bem informados!

Compartilhe: