Imagine que os elementos gráficos presentes em jogos podem ser adaptados para o meio corporativo com o intuito de treinar os usuários em assuntos relevantes para a estratégia organizacional. Trata-se de um fenômeno chamado de gamification, que, em português, pode ser entendido como gamificação ou ludificação
É possível expandir esse conceito para diversas áreas do conhecimento, como a educação, que utilizam esse recurso como forma de transformar os meios de aprendizagem. O mesmo pode ser aplicado em treinamentos e desenvolvimento de exercícios práticos realizados no ambiente digital.
Os resultados mais importantes são o aumento da motivação e do engajamento dos profissionais em relação à empresa e aos seus objetivos. Por isso, desenvolvemos este conteúdo com o intuito de ilustrar como o processo de gamification encontrou espaço na gestão de armazéns. Continue lendo e saiba mais!
Qual é o conceito de gamification?
Em termos simples, esse processo pode ser entendido como a aplicação de princípios da Tecnologia de Informação, no caso de jogos, em outros cenários. Inclusive, menciona-se gamification como uma ferramenta que possibilita influenciar o comportamento dos usuários.
Desse modo, é viável garantir uma experiência melhor com elementos presentes em jogos. Alguns exemplos são:
- recompensas;
- desafios;
- cooperação e competição;
- avanço progressivo.
Gamification: como aplicar na logística?
Os mesmos parâmetros que tornam os videogames tão bem-sucedidos em seu público-alvo foram identificados como motivadores que podem ser utilizados no meio empresarial.
Com isso, é possível desenvolver atividades ou jogos considerados lúdicos para transmitir informações e melhorar os resultados do processo de trabalho. No ambiente de um armazém, por exemplo, o gestor pode introduzir um jogo voltado para conscientização sobre as medidas de segurança adotadas.
Assim, o funcionário na plataforma do jogo passa por situações práticas e toma decisões sobre como proceder de forma correta. Como manusear as mercadorias, qual é a forma mais segura de circular pelo depósito e o que fazer em caso de emergências são alguns dos temas que podem ser apresentados.
Quais são os principais benefícios?
A utilização de games para empresas tem o objetivo de ser uma ferramenta de comunicação, motivação e integração entre departamentos e profissionais. Como resultado, o gestor é capaz de aumentar a produtividade, incentivar a elaboração de soluções criativas e a colaboração.
Desenvolvimento de ferramentas personalizadas
A liberdade que os programas oferecem reside na ampla possibilidade de criação e personalização para atender aos propósitos da organização. Com resultado, as simulações apresentadas nos jogos podem mostrar situações que fazem parte do cotidiano da empresa e são vivenciadas pelos profissionais.
Além disso, um ponto que merece atenção é o feedback fornecido pelo usuário. Comentários sobre o funcionamento da ferramenta são essenciais para instituir mudanças que melhoram a experiência.
Engajamento da equipe
Por meio da adoção de modalidades de jogos desenvolvidas para o ambiente empresarial, é possível motivar a equipe para se tornar mais produtiva e flexível para lidar com os obstáculos que surgirem. As atividades propostas apresentam conceitos sérios de maneira leve, o que garante que o comportamento esperado pela gerência pode ser desenvolvido sem percalços.
Da mesma forma que os jogos oferecem recompensas conforme os jogadores avançam pelas fases, é importante, também, instituir premiações como formas de incentivo.
Modernização dos treinamentos
Um dos aspectos mais comuns em organizações de todos os setores é a realização de treinamentos com os mais variados temas, desde a capacitação nos sistemas de gestão implantados até o desenvolvimento de competências gerenciais. Por isso, essa tecnologia torna os treinamentos mais modernos e contribui para atrair a atenção dos colaboradores.
O processo de gamification é uma forma de tornar a gestão de empresas mais dinâmica e propiciar maior colaboração entre departamentos. Esse é um recurso que vale a pena ser explorado para atuar junto dos objetivos estratégicos da empresa de logística.
A R3 Sistemas está nas redes sociais. Para você ter acesso a mais conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!