Tão importante quanto a logística de abastecimento e escoamento é a movimentação interna de cargas nos armazéns. Essa categoria inclui a circulação de insumos para a linha de produção, a etapa de armazenamento em prateleiras e a carga e descarga de veículos.
Com isso, a adoção de um sistema de gerenciamento para armazém passa a configurar uma necessidade para o andamento do processo. Uma das tecnologias disponíveis é chamada de WMS, cuja sigla significa Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português.
Para contribuir na sua tomada de decisão, selecionamos 4 motivos que justificam o investimento e que podem beneficiar a sua empresa. Continue com a leitura e saiba mais!
1. Fácil implantação do sistema de gerenciamento para armazém
O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) atua em duas categorias distintas. A primeira delas é operacional e está relacionada ao fluxo de materiais e ao planejamento da sua movimentação. Já o segundo aspecto é caracterizado pelo fluxo de informações e tem caráter de controle.
Essa combinação garante que o programa possa ser customizado para as necessidades logísticas de cada empresa. Com esse tipo de flexibilidade, empreendimentos que utilizam armazéns refrigerados, armazenam produtos químicos e perecíveis podem contar com essa tecnologia.
2. Garantia de precisão do controle de estoque
As atividades desenvolvidas dentro do armazém têm grande importância para o processo de distribuição e para o registro das informações referentes ao estoque. Frequentemente, a lista de tarefas realizadas pela equipe envolve:
- recebimento;
- inspeção;
- armazenagem;
- separação e embalagem;
- emissão de documentos de frete;
- carregamento do veículo;
- controle de inventário.
Por esse motivo, cada uma dessas etapas deve ser acompanhada de maneira minuciosa sem comprometer, porém, a agilidade das operações. O WMS propõe um software que requer eficiência para funcionar em sua totalidade.
3. Possibilidade de planejamento das remessas
Uma das vantagens obtidas com a adoção do Sistema de Gerenciamento de Armazém é o aumento da produtividade alcançado com o planejamento das entregas. A primeira etapa requer o conhecimento dos níveis de estoque e pedidos dos clientes.
Em seguida, deve-se avaliar o espaço do veículo destinado à carga e adequar a sua utilização com o intuito de alocar o máximo de embalagens possíveis sem comprometer a segurança. Dessa forma, é possível planejar o envio das cargas de acordo com a localidade dos destinatários e ampliar o número de entregas realizadas e clientes atendidos em um mesmo trajeto.
Essa mudança representa economia de combustível e aumento da produtividade e reduz o tempo de cada viagem.
4. Garantia de integridade das mercadorias
O momento de carregar os veículos requer grande cuidado ao manipular a carga. Pequenos volumes podem ser deslocados pelos funcionários do armazém. Já as mercadorias volumosas e itens acondicionados em paletes devem ser movidos com equipamentos adequados, como empilhadeiras e guindastes.
Esse tipo de cuidado visa a proteger tanto os trabalhadores como a integridade da carga. A prevenção de avarias é uma etapa essencial que tem impacto na satisfação do cliente e no atendimento dos prazos de entrega.
Em um cenário competitivo, é preciso contar com ferramentas capazes de promover o desenvolvimento da organização. O WMS é capaz de obter melhores resultados ao garantir a organização do espaço de armazém, otimizando a sua utilização, além de agilizar toda a operação.
A evolução do processo logístico deve ser acompanhada de perto para que a sua empresa obtenha destaque e maiores oportunidades de negócio. Portanto, avalie as vantagens que o sistema de gerenciamento para armazém tem potencial para oferecer.
A R3 Sistemas tem soluções que se ajustam às suas necessidades de sistemas de informação para logística. Entre em contato conosco e saiba mais. Vamos lá!